Quem nunca sentiu que a cozinha de casa estava apertada ou quis comprar um novo eletrodoméstico, mas percebeu que ele não caberia no espaço? Esses problemas são mais comuns do que você imagina, principalmente quando vemos casas e apartamentos cada vez mais compactos.
Apesar da tendência, alguns eletrodomésticos maiores, como a geladeira, o fogão 5 bocas e os fornos não podem ser dispensados. A boa notícia é que, com as dicas certas, é possível otimizar o espaço da cozinha mesmo com o uso de eletrodomésticos maiores!
Planeje o espaço
O primeiro passo a ser dado para otimizar o espaço da cozinha é planejar, trabalhando sempre com a realidade. Para começar, meça de forma precisa cada canto do cômodo e identifique onde existem pontos de água e de energia (essenciais para alguns eletrodomésticos).
Após isso, faça uma lista de prioridades com aqueles eletrodomésticos que são indispensáveis. Dessa forma, você consegue alocar os itens maiores e, a partir disso, pode pensar em investir em outros equipamentos ou móveis para o ambiente.
Explore layouts estratégicos
Com o espaço e os eletrodomésticos essenciais mapeados, você pode começar a explorar layouts mais estratégicos. É por meio deles que se torna possível aproveitar melhor o espaço e construir áreas de trabalho mais funcionais.
No layout linear, todos os eletrodomésticos ficam em uma única parede. Ele é recomendado principalmente para cozinhas mais estreitas, que não permitem o aproveitamento de ambos os lados.
O layout em L, por sua vez, é aquele em que os eletrodomésticos criam o formato da letra com o seu posicionamento. Ele é muito funcional para quem deseja otimizar os cantos e não perder nenhum espaço.
Já o layout com ilha é uma tendência e funciona bem em cozinhas um pouco maiores. Sua principal característica é o uso de uma bancada central, que divide o ambiente e que ainda permite a distribuição dos eletrodomésticos de acordo com as funcionalidades de cada um.
Posicione os eletrodomésticos de forma inteligente
Independentemente do estilo de layout que você escolher para a sua cozinha, é importante posicionar os eletrodomésticos de forma tanto inteligente quanto funcional. Isto é, prestando atenção se eles respeitam e não prejudicam a circulação ou a realização de atividades no ambiente.
As geladeiras, por exemplo, precisam manter o corredor livre, mesmo quando estiver com a porta aberta. O mesmo vale para os micro-ondas e os fornos. Portanto, faça o teste e meça o espaço antes de fazer grandes mudanças.
Aposte em móveis planejados e em nichos
Depois de posicionar os eletrodomésticos maiores seguindo as dicas acima, você pode perceber que não sobrou o espaço desejado para os móveis e para os demais eletrodomésticos. Nesse momento, os nichos e os planejados são uma ótima alternativa.
Com eles, é possível explorar cada canto do espaço e ainda aproveitar opções verticais. Tenha apenas atenção para que os nichos e os planejados sejam instalados em uma altura segura e acessível.
Recorra também a eletrodomésticos compactos
Alguns eletrodomésticos, como as geladeiras e os fogões, são maiores por natureza e não deixam muitas alternativas. Mesmo assim, você pode optar por modelos mais compactos, que ajudam a otimizar o ambiente sem perder a funcionalidade.
Além disso, você pode apostar em outros eletrodomésticos com design compacto e multifuncional. Esse é o caso de fornos e micro-ondas integrados, cooktops e lava-louças pequenas.
Evite erros comuns
Depois de seguir todas as dicas anteriores, você deverá ter uma cozinha otimizada, com espaço para eletrodomésticos maiores. A fim de garantir que isso não se perca, é importante também ficar de olho para evitar erros comuns.
Entre eles, estão ignorar os cuidados com iluminação e ventilação, pecar pelo excesso de eletrodomésticos e se esquecer de que a estética também é importante. Atentando-se a isso, você terá uma cozinha ainda mais bonita e funcional!