O setor bancário é um dos que estão sendo mais impactados pelas transformações digitais. Apesar de ser um dos setores que mais crescem no Brasil (o desempenho de ações como ITUB3 reflete essa evolução), ele teve de se adaptar às mudanças rapidamente. Com o surgimento e fortalecimento de bancos digitais e fintechs, o mercado bancário brasileiro foi impulsionado a adotar a tecnologia e passar por uma significativa reinvenção.
As tendências de open finance, embedded finance e banking as a service, juntamente com a inteligência artificial, e-wallets, meios de pagamento digitais e aplicativos bancários, estão impulsionando uma transformação significativa no setor bancário brasileiro. Este artigo explora essas inovações tecnológicas e seus impactos.
Este conteúdo não é uma recomendação de investimento.
Principais tendências da inovação tecnológica no setor bancário
Hoje, é imprescindível que os bancos criem novos produtos e serviços financeiros que atendam às necessidades dos clientes e ofereçam a eles uma experiência sem atritos. Confira as principais tendências da inovação tecnológica e saiba como elas impactam o setor bancário.
Inteligência Artificial
Uma das principais tendências que estão revolucionando o setor bancário é a Inteligência Artificial (IA). Ela vem sendo utilizada para detectar e prevenir crimes financeiros.
A Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina têm permitido aos bancos brasileiros identificar ameaças com mais rapidez, otimizar a investigação de alertas e implementar ações mais eficazes na prevenção de fraudes.
Além disso, a IA tem sido uma grande aliada na concessão de crédito. Como permite processar e analisar um enorme volume de dados rapidamente, ela contribui para uma análise de crédito mais eficiente.
Open finance
Open finance (sistema financeiro aberto) é um sistema de compartilhamento de dados dos clientes bancários com as instituições financeiras, sempre respeitando a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD). O cliente tem autonomia para escolher quais informações compartilhar e com que empresas.
Esse compartilhamento de dados ajuda a otimizar a oferta de produtos e serviços financeiros que atendam exatamente às demandas dos clientes, além de promover transparência e segurança às transações financeiras.
Embedded finance
Embedded finance está relacionado à incorporação de serviços financeiros (por exemplo, cartões, contas e carteiras digitais ou até empréstimos) e meios de pagamento ao portfólio de empresas de qualquer segmento, mesmo aquelas que não atuam no setor financeiro.
Essa tendência permite que qualquer empresa preste serviços de banco para proporcionar uma experiência mais completa com os clientes e melhorar o relacionamento com eles.
Banking as a service
Banking as a service (BaaS) representa a união de instituições financeiras com empresas de diversos setores, permitindo que essas empresas ofereçam serviços como pagamento de contas, concessão de crédito, programas de cashback e recarga de celular pré-pago.
O objetivo é tornar o dia a dia dos clientes mais prático e tornar a sua experiência com as instituições ainda melhor.
Mobile banking
O mobile banking já é uma tendência importante há algum tempo. Pelo menos desde 2020 ele já é responsável por mais da metade das transações bancárias.
A oferta de aplicativos de bancos cada vez mais completos, que permitem fazer pagamentos instantâneos, depósitos, transferências e até investimentos usando o smartphone, o que tem trazido mais praticidade à rotina dos clientes bancários..
Pagamentos instantâneos
Os pagamentos instantâneos também estão transformando a maneira como as pessoas transferem dinheiro. O Pix é, sem dúvida, o meio de pagamento instantâneo mais popular desde a sua criação, já que permite que os clientes realizem transações financeiras pelo celular de forma simples e segura.
E-wallets
As e-wallets, ou carteiras digitais, permitem fazer pagamentos e transferências por meio de dispositivos móveis conectados à internet. Elas costumam usar dois tipos de tecnologia para viabilizar as transações: o QR Code ou o NFC (pagamento por aproximação).
O setor bancário vive um momento de profundas transformações, e a expectativa é de que a tecnologia ajude a criar produtos e serviços cada vez melhores para os clientes.